segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Novembro Azul

                                                    Imagem retirada do Site: diarionews.com.br

Lindonas e Lindões, o assunto hoje é sério. Vamos falar sobre o "Novembro Azul".
O Novembro Azul é uma campanha para conscientizar os homens e toda sociedade da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. Visa conscientizar também da prevenção do diabetes.
Já falamos sobre o "Outubro Rosa" e as mulheres entenderam a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

                                              Imagem retirada do Site: gilnoticia.blogspot.com

Agora é a vez dos "machões". Homem de verdade se importa com a saúde e não quer correr o risco de morrer e deixar a família abandonada.
O Instituto "Lado a Lado pela Vida" em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) promove esta campanha. A SBU recomenda que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista para discutir a prática e a realização da avaliação. Aqueles homens com maior risco da doença (história familiar) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos.
Os negros constituem um grupo de maior risco para desenvolver a doença.
Os exames consistem na dosagem sérica do PSA (Antígeno Prostático Específico) e no exame do toque retal, com periodicidade anual.
                                      
                                             
Este é o meu amigo Antônio Romano Pucciariello. Ele é um homem inteligente e também apoia essa campanha.
"Eu faço esse exame desde os 48 anos. Apesar disso sei que o exame ainda é cercado por preconceito, piadinhas e medo. Quando eu cheguei ao consultório pela primeira vez, fui cheio de dúvidas, mas tinha a certeza de que precisava prevenir a doença.
Soube de vários casos em que homens morreram por serem machistas. Um caso que repercutiu bastante foi o do ex-governador de São Paulo, Orestes Quercia, que sofreu muito com o câncer na próstata e acabou falecendo.
Aconselho a todos os homens a procurarem o urologista para serem encaminhados a fazer o exame, principalmente quem tem um histórico dessa doença na família. Pois um simples exame poderá salvar sua vida, se a doença for diagnosticada precocemente."


                                                    Imagem retirada do Site: www.sbu.org.br

Mandou super bem, Antonio Pucciariello. Muito obrigada por participar desta matéria, foi super importante ouvir a sua história.
Espero que a sua atitude de fazer o exame periodicamente, sirva de exemplo para que muitos outros homens possam deixar o preconceito de lado, criar coragem e procurar um médico urologista.


Este é o meu amigo, Alexandre Neves. Ele fez o exame recentemente e também aderiu à campanha contra o câncer de próstata.

"Depois de muitas desculpas, algumas delas realmente boas, pois enrolei por nove anos, finalmente decidi que aos 49 anos estava na hora de fazer o exame de próstata. Não é algo fácil para quem foi criado dentro de quartel, principalmente quando eram redutos exclusivamente masculinos, falar, perguntar ou mesmo conseguir informações sobre a necessidade e importância do exame. Você se sente velho, meio caído e até só. Porém, foi conversando com amigos mais velhos que recebi as informações e até a indicação de um médico pertinho de casa, para não dar chance de mais desculpas como trânsito, tempo e blá blá blá... sou bom nisso. Chegando no consultório deparei-me com caras mais velhos e, para meu espanto, caras muito mais novos do que eu. Isso me deixou claro o alto nível de conscientização da pessoas. Encontrei até um outro amigo que já não via há mais de ano. E foi assim, reduzindo a tensão e aumentando a informação que as coisas rolaram. Não é confortável, não é tão simples, mas é EXTREMAMENTE NECESSÁRIO!"

Alexandre, muito obrigada por participar da matéria. Por compartilhar a sua experiência com os nossos leitores. Fiquei muito feliz por você ter decidido fazer o exame, você conseguiu vencer o medo e o preconceito, essa é uma atitude inteligente. Espero que outros homens criem coragem após ouvir a sua história.


                                              Imagem retirada do Site: entretenimento.r7.com

Os famosos também aderiram à campanha. Os atores Bruno Gissoni e Felipe Simas mostraram que são homens modernos e espertos e entraram na campanha contra o câncer de próstata.

                                            Imagem retirada do Site: www.novembroazul.com.br

E tem muito mais famosos que entraram na luta pela vida, contra o preconceito bobo, a favor do exame que pode prevenir e diagnosticar precocemente a doença.

                                       Imagem retirada do Site: fronteiraagora.com.br

Igualmente aconteceu no "Outubro Rosa", os monumentos e pontos turísticos das cidades estão iluminados de azul, tudo para dar força à campanha.


Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, em primeiro lugar está o câncer de pele não-melanoma.

                                                   Imagem retirada do Site: www2.inca.gov.br

Lindonas, vamos insistir com nossos maridos, pais, filhos, irmãos, etc. para que eles procurem o médico e façam o exame quando chegarem na idade recomendada. O meu marido é cheio de preconceito em relação ao exame e eu já comecei a falar na cabeça dele. Ele tem 30 anos, mas já quero deixá-lo consciente da importância do exame. Já vi que vai ser difícil, mas eu acredito que vou conseguir conscientizá-lo. Não quero que ele sofra com essa terrível doença.


Gostaram da matéria? Então curtam a nossa Fan Page (Facebook).
Sigam no Instagram: @blogjanaclimaco

Um beijo GG.
Com Carinho, Jana Climaco.

3 comentários:

  1. O câncer de próstata é facilmente tratável se diagnosticado no início, pois há grandes chances de cura, quando descoberto a tempo, pode ser tratado. Os homens não fazem o exame por puro preconceito, acreditam que fazer um exame de próstata vai deixá-lo menos homem, pensar assim, pode custar sua própria VIDA. Então, se deseja ter uma vida mais saudável, CUIDEM-SE!!! - Ceiça Pucci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, Ceiça, sábias palavras. Obrigada por comentar no Blog, lindona. Fiquei muito feliz em ver você por aqui. Sou muito grata ao seu marido pelo fato dele ter colaborado com a matéria. Um grande abraço para vocês dois. Bjs GG.

      Excluir
  2. Jana tenho vontade de falar com Antônio romano, fomos amigos na infância e tenho interesse de encontrar amigos em comum.

    ResponderExcluir