terça-feira, 21 de junho de 2016

Amamentação Exclusiva


Lindonas, nada melhor para o bebê do que o leite materno.
A lindona, Raquel Diniz é a mamãe do Richard de 7 meses. Ela conseguiu amamentá-lo exclusivamente por 6 meses e vai dividir com a gente a sua experiência.


"Assim que eu e meu marido resolvemos que era o momento de termos um filho, eu já comecei a ler muito sobre tudo que essa decisão envolvia. Um dos resultados da leitura foi optar por ter uma Doula durante meu pré-natal e trabalho de parto. Assim que conheci minha Doula, ela me adicionou num grupo virtual no Facebook sobre amamentação e então eu mergulhei no assunto. Aprendi que o Leite Materno é o melhor alimento que o bebê pode receber, devendo ser exclusivo (sem outros alimentos ou bebidas) até os 6 meses e em Livre Demanda (no momento e quantas vezes o bebê quiser).


Portanto, quando meu príncipe nasceu, eu já sabia o quanto meu leite era importante para ele, que existia um modo correto dele encaixar a boca no meu seio, e inclusive que ele deveria mamar na primeira hora de vida. Então, na sala do pós operatório, com as pernas ainda completamente anestesiadas, com meu filho ao meu lado na maca, sem ninguém me dizer nada, chamei a enfermeira e perguntei se ela poderia me ajudar a oferecer o peito a ele. Ela prontamente me auxiliou. Ele, como se tivesse esperado os 9 meses só para isso, abriu a boquinha e pegou PERFEITAMENTE o peito. 


Meu filho nasceu com uma pequena dificuldade para respirar e precisou ficar na UTI Neonatal em observação. Fiquei todo esse tempo dentro do hospital, entrei com meu filho na barriga e só saí de lá com ele nos braços. Durante esses 11 dias, fiz horas e horas de ordenha para que não faltasse do meu leite, meu filho mamava de 3 em 3 horas.



Foi um período difícil, 11 dias de luta. Tive uma terrível cefaléia pós raquio, dormia em uma cadeira no alojamento das mães que estava lotado, fazia vigília na cadeira da UTI para evitar que alguma enfermeira desinformada oferecesse leite artificial para ele. Meu marido sempre esteve ao nosso lado, nos apoiando. No terceiro dia de vida, os médicos decidiram liberá-lo para voltar a mamar no peito e novamente ele deu show de Pega Correta.


As mamadas em casa, mesmo as da madrugada, eram padecer no paraíso. Passamos a enfrentar o calor do Rio de Janeiro, em pleno dezembro. Junto com o calor vieram os muitos conselhos cheios de boa intenção, mas sem nenhuma informação, que facilmente pegariam uma mãe de primeira viagem desinformada, o que não era nosso caso. Valeu a pena toda a leitura para que eu pudesse ter pulso firme na minha decisão, na nossa AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA. Não teve suco, nem água, teve leite para matar a sede, leite para matar a fome, leite para o soluço, leite para o sono e leite pelo simples e maravilhoso aconchego. E orgulhosamente também passamos a ter leite para doar.


Quando ele fez 2 meses, voltei a fazer atividade física, até que a 6 dias dele completar 3 meses, durante uma corrida, eu caí e quebrei o braço. coloquei gesso até o ombro, com um bebê que então já pesava 7,7kg. Passei a amamentar deitada, e quando não podíamos deitar, era cueiro em cima de cueiro para ele não ficar com a cabecinha no duro do gesso.Quando estava na rua e não tinha mão livre, por estar com ele apoiado na braço "bom", marido/mãe/sogra ajudavam a colocar o peito pra fora, e dá-lhe leitinho!!!


Mais do que sobrevivemos, VIVEMOS uma maravilhosa Lua de Leite. Vencemos tudo, todos e nós mesmos. Completamos os 6 meses de amamentação exclusiva em livre demanda. Iniciamos as frutinhas, chegamos às sopinhas de legumes, mas o leitinho da mamãe segue aqui, firme e forte, sem data de validade, até quando ele quiser, até quando nos fizer bem. Amamentação é cumplicidade, é entrega e eu tenho muito orgulho da nossa pequena grande caminhada. Ad Astra Et Ultra (Aos Astros e Além)." Raquel Diniz.


Amei a matéria. Parabéns, Raquel, você foi uma guerreira. Espero que a sua experiência ajude outras mamães lindonas a permanecerem firmes na decisão de amamentar exclusivamente. Obrigada por participar do Blog. O Richard está uma gostosura. Deus abençoe.


Meu Jorge Edson está com 3 meses e já recebo conselhos para dar um suquinho, uma água, etc. É uma barra....mas espero seguir firme na minha decisão.
Quando J.E tinha 18 dias, o pediatra disse que ele não estava ganhando peso e receitou complemento. Fiquei arrasada. Mas decidi não ceder. Dei mais um tempo pra gente, continuei dando somente o peito até ele completar 1 mês. Graças a Deus, deu certo. J.E ganhou peso, ficou uma bolinha, um gostoso da mamãe. Já pesa 6,1 kg e continua mamando exclusivamente no peito.

Então é isso, lindonas. Gostaram da matéria?


Curtam a página do Blog no Facebook: Blog Jana Climaco
Sigam no Instagram : @ Blog Jana Climaco

Um beijo GG.
Com Carinho, Jana Climaco.

14 comentários:

  1. Linda a matéria!!! Que bom que vcs conseguiram o leite exclusivo!! Tenho uma amiga que simplesmente não foi suficiente, até secar totalmente, a filhinha tendo 3 meses. Morri de pena das duas. Feliz por vcs. Linda matéria, Jana!!! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Tbm sinto muito pelas mamães e bebês que não conseguem. O vínculo de amamentar é indescritível. Bj!

      Excluir
  2. Adorei! Poderia passar o contato da doula para as futuras mamães, rs. Tipo eu!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Poderia passar o contato da doula para as futuras mamães, rs. Tipo eu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou pedir o contato pra Raquel Diniz e te paso, Lili. Bjs.

      Excluir
    2. Conversei com a Jana, ela vai te passar direitinho. Bj!

      Excluir
  4. Linda matéria! Ainda não sou mamãe, mas estou super emocionada! Belíssimo exemplo, Kel!

    ResponderExcluir
  5. Linda matéria! Ainda não sou mamãe, mas estou super emocionada! Belíssimo exemplo, Kel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!!
      Só o fato de se interessar pela matéria, pelo assunto, já mostra que será uma mãezona.
      Bjão!!!

      Excluir
  6. Parabéns Kel! Agradeço pela oportunidade de ter acompanhado vocês desde o início. Fico orgulhosa de ver vocês três juntos e de sentir o amor que os envolve. Deus continue a abençoar sua família linda. Beijos da vovó Lulu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sogrinha linda, vc faz parte dessa história. Obrigada por todo apoio! Amamos vc!!!

      Excluir
  7. Amamentar é tudo de bom. Eu amei a experiência e tb venci. Consegui amamentar exclusivamente até os 6 meses e continuei amamentando até 1 ano e 8 meses. Meu Renan era um mamão. Kkk

    ResponderExcluir
  8. Amamentar é tudo de bom. Eu amei a experiência e tb venci. Consegui amamentar exclusivamente até os 6 meses e continuei amamentando até 1 ano e 8 meses. Meu Renan era um mamão. Kkk

    ResponderExcluir