segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Um brasileiro na Suíça - Brasil X Lugano


Olá, lindonas. Muitos brasileiros tem o sonho de morar no exterior, viver em outro País. Isso deve ser bem legal. Porém é necessário ter muita coragem para largar tudo para trás e começar uma nova vida em outro lugar. Um lugar distante, com uma língua diferente, cultura diferente...deve ser muito louco.
Meu primo encarou esse desafiou e partiu para a Suíça com a família toda. Uau!!!
Ele vai dividir sua história com a gente.



"Olá, meninas, sou o Wagner Gonçalves, tenho 32 anos. Sou casado, pai de 4 filhos, sendo 2 biológicos e 2 do coração, frutos de um relacionamento anterior da minha esposa. Minha família é minha maior riqueza.
Há quase 2 anos eu, minha esposa Bianca e meus filhos saímos do Brasil com destino a Suíça. Uma parte da família da Bianca mora lá. Na época, meus filhos estavam com 15, 12 e a mais nova com 10 anos. Eles curtiram a ideia de mudar para um novo país, com uma nova cultura, e novas oportunidades.
Meu filho mais velho, que sempre sonhou em ser um jogador de futebol, enxergava a oportunidade de estar mais próximo de seus ídolos do futebol europeu. Os outros mais jovens queriam estar perto da família e assim foi decidido que iríamos embora.
Hoje moramos na cidade de Lugano, no cantão Ticino na Suìça Italiana.


Ir morar no exterior foi uma decisão super difícil, é claro. Eu estava realizado profissionalmente. Trabalhava na maior emissora de TV do Brasil e a terceira maior do mundo. Comecei com Office boy, me dediquei ao máximo, meu trabalho foi reconhecido e em cinco anos me tornei Produtor de Teledramaturgia . Estar ali era  tudo o que eu desejava. Conheci e trabalhei com atores e atrizes famosos da TV e do cinema Brasileiro. Era tudo muito deslumbrante.
Apesar de tudo estar indo muito bem no lado profissional, eu vivia inseguro com a violência e temia muito pela minha família. Não estava contente com a educação que meus filhos recebiam nas escolas.
Eu vivi um grande dilema, talvez o maior de toda a minha vida: Levar avante uma carreira brilhante, a qual eu me dediquei de corpo e alma, ou mudar para Suíça e começar do zero, mas com educação, segurança e saúde para a minha família?


Foram 3 meses de preparação entre pesquisas, documentação, contato com a família, festa de despedida e a partida.
Chegamos bem! E agora estamos na Suíça, sem falar uma palavra em Italiano, Alemão ou Francês, línguas oficiais do País. Fomos recebidos na casa de familiares. Serei eternamente grato pela hospitalidade e por terem nos ajudado a tomar uma direção.
Esse país no meu ponto de vista é um exemplo de cidadania. Me sinto muito seguro.  A educação é excelente, assim como a saúde, a segurança e o lazer. Sem contar a paisagem, é tudo muito bonito, de encantar.
O povo é pacifico, vive em meio a múltiplas nacionalidades e culturas. É um dos muitos países que recebem refugiados vitimas da guerra e da imigração. É lindo e muito bem planejado, estamos no centro da Europa.


                                       

Mas nem tudo são flores. 3 meses depois, eu e minha esposa ainda sem emprego, com três filhos, morando de favor, ocupando a sala da casa de familiares, que por mais gentis que fossem, ainda assim a  situação era desconfortável para todos, havia se perdido a liberdade, a deles e a nossa. As coisas não estavam indo bem, nossa grana acabando, nada de encontrarmos apartamento para alugar. Quando encontrávamos,  o valor era muito alto e não tínhamos saldo suficiente para pagar. Sem falar dos problemas com a imigração do país. Minha esposa é cidadã Suíça por parte de pai, meus filhos são Suíços por parte de mãe. Eu, Brasileiro de nascença, tive minha permissão negada, com data e hora marcada para retornar ao Brasil.



Hoje, 1 ano e meio depois, as coisas se acertaram. Graças a Deus!!! Moramos em um apartamento com vista para as belas montanhas, em frente ao belo gramado do Estádio Cornaredo, em Lugano. Sede oficial do FC Lugano, onde meu filho mais velho treinou por 6 meses. Atualmente ele é atleta da seleção do Cantão (Estado). 



Minha filha, prestes a completar 12 anos, acaba de receber seu primeiro certificado de conclusão da 5° elementar. Do  Brasil, ela só demonstra sentir falta e muita saudade dos familiares que ficaram. O meu segundo filho, o mais lindo, prestes a completar 15 anos, foi quem demonstrou mais dificuldade de adaptação. Demorou um pouco para fazer novos amigos, mas agora já está mega entrosado com a galerinha da escola, fiquei sabendo que é paquerado por muitas meninas e já tem namorada.


Uma das coisas mais gostosas que Deus nos deu de presente foi a chegada de mais um filho, o Davi. Ele nasceu em meio a essa turbulenta mudança de vida. Nos trouxe muita alegria e nos uniu ainda mais. É cada sorriso de se apaixonar. 



Minha amada e linda esposa, por quem me apaixonei quando eu tinha 9 anos de idade, e por quem me apaixono a cada amanhecer. Ela conheceu seus irmãos por parte de pai, uma moça e um rapaz .São pessoas incríveis. Temos uma grande família na Suíça, nos reunimos sempre na casa do tio Ricardo. Ele faz questão de manter sua família unida e sente orgulho de sua descendência Suíça.


Em breve estarei inaugurando o espaço #BrasiLuganoBarberShop, um lugar direcionado para beleza masculina.
Meu filho atleta é  muito cuidadoso com a aparência dele. Isso me influenciou na decisão de abrir esse espaço.
Fiz alguns amigos aqui, criamos a torcida Brasilugano. Somos brasileiros exercendo a paixão pelo futebol.
Aos domingos vamos ao estádio, assistir aos jogos do FC Lugano. Lá encontramos os amigos e os clientes, já virou nossa rotina.



Sinto muita saudade da minha mãe e do meu padrasto, que é referência de pai pra mim, meu amigo. Meus pais são muito guerreiros, sempre estiveram ao meu lado. Passei por  momentos muito difíceis na vida, eles não desistiram de mim,  lutaram muito pela minha felicidade.
Sinto muita falta da minha vó, de todos os meus familiares e verdadeiros amigos. Sonho com o dia em que vou poder voltar para visitá-los. Porém espero que antes eles venham nos visitar e aproveitar para conhecer esse belo país.


É uma honra poder escrever um pouco da minha experiência de estar morando em outro país. Gostaria de agradecer minha prima, Jana Climaco, pela oportunidade e por tudo que é, e sempre representou para mim." Wagner Gonçalves.

Que história incrível, primo. Estou muito feliz que as coisas tenham se acertado. A família toda está na torcida pela felicidade de vocês.  Também estamos com muita saudade. Parabéns pela linda família. Davi é um bebê muito gostoso. Espero mesmo poder visitar vocês na Suíça. Já pensou? Jana na neve. Vai ser o máximo rs. Boa sorte!!! Sucesso!!! Deus abençoe!!!

Curtam nossa página no Facebook: Blog Jana Climaco
Sigam no Instagram: @BlogJanaClimaco

Um beijo GG.
Com Carinho, Jana Climaco.



15 comentários:

  1. Sê tu uma bênção!!
    Tenho o maior orgulho desse ser humano fantástico!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!!! Que Wagner e sua família sejam abençoados e abençoadores. Obrigada por comentar no Blog, Felipe.

      Excluir
  2. Parabéns pela ousadia primo! Na vida,não podemos esperar resultados diferentes tendo as mesmas atitudes. Q Deus continue lhes abençoando. Sejam muito felizes. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, mana, falou bonito. Obrigada por comentar no Blog. Bjs.

      Excluir
  3. Aê Waguinho guerreiro.
    #BRASILUGANO

    ResponderExcluir
  4. Trabalhei com o Waguinho na Globo. Tive o prazer de conhecer o ser humano que é. Sucesso aí, cara! Você merece!!! Forte abraço, Edu Santoro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é muito gente boa mesmo. Obrigada por comentar no Blog.

      Excluir
  5. Parabéns pela coragem!!! Um desafio e tanto! Tenho um primo que foi para Carolina do Norte - EUA. É uma luta no inicio mesmo. Muita força pra vcs! Adorei a matéria, Jana. bjusss

    ResponderExcluir
  6. Boa noite rapaz, achei sua historia linda, nao é facil se adaptar num outro pais, mas a uniao da familia tem um peso muito grande nisso. Cheguei aqui em 2002 e vivo no Valais. Mas sofro por que o Brasil nao é mais viavel. Uma vez que conhecemos como se vive aqui, impossivel querer voltar. A familia, os amigos nos fazem falta, mas a sorte de viver num pais como a Suiça, tem que ser levada em conta. Um grande abraço pra voce e sua linda familia.

    ResponderExcluir
  7. Espetacular tudo isso cara, parabéns, Lugano com certeza seria minha escolha se eu fosse para a Suiça

    ResponderExcluir
  8. Me diz uma coisa, tem muitos brasileiros em Lugano? Tem dados sobre a quantidade de brasileiros morando nessa região?

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Wagner, belíssima história, tive a oportunidade de trabalhar com vc na Globo, um grande abraço meu camarada !

    ResponderExcluir
  10. Parabéns sua família é linda e sua história tbm bjs fica com Deus

    ResponderExcluir
  11. Muito bom meu amigo, tive a oportunidade de passa uma parte da minha infância com essa pessoa maravilhosa, é sempre bom saber que está feliz vc merece deus abençoe parabéns pela família, quando vinher ao Brasil avisa para fazer um churrasco joga um futebol

    ResponderExcluir