quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Moda By Liliane Massafra

Olá, lindonas, hoje é dia de bate papo no Blog.
Vamos conversar sobre moda com a minha amiga Liliane Massafra. A Lili faz lindos modelitos para ela e para as amigas, ela mesma desenha, corta e costura as roupas, é impressionante. Muitas mulheres já ficaram mais lindonas usando os looks da Lili. A primeira criação da Liliane foi esse vestido com rendas super elegante.
1- Lili, como você descobriu seu talento para moda? Resposta: Olá, meninas!!! É um prazer estar aqui falando um pouquinho do que é meu maior prazer, onde posso dizer "Me achei na vida". Sempre gostei de fazer coisas manuais...já fiz ponto cruz na infância, já fiz bolos, chocolates, cestas de café-da-manhã e bijouterias para vender. Sempre amei fazer tudo isso, virava madrugada fazendo e hoje em dia, com as roupas, não é diferente! A vontade de aprender a costurar sempre existiu, desde novinha observava minha tia e minha mãe costurando uma peça ou outra para a família, sempre quis aprender, mas a coisa não fluiu com aquelas máquinas de pedais de antigamente. O que realmente me fez escolher moda é que eu procurava roupas e era super difícil achar, pois ficava muito larga na minha cintura e apertada no quadril, as roupas não caíam bem no meu corpo e também por falta de exclusividade ( virar para o lado e ver outra pessoa com a mesma estampa e modelo que você, hum!!! Não curto!). Então fiz o curso e comecei a desenvolver roupinhas para mim.
2-Quais cursos você fez? Resposta: Em 2012, fiz o primeiro cursinho que durou um pouco mais de um ano. Em 2013, começei o curso de Tecnólogo de Produção de Vestuário (TPV) na faculdade SENAI CETIQT, onde pude ter uma visão mais ampla e industrial da confecção de peças do vestuário feminino, masculino e infantil. Também tive um imenso prazer em aprender muitas coisas com uma querida, a Dorinha, que me ensinou muito, principalmente na produção dos vestidos de festa. Gosto muito da alta costura, os cursos são de alto investimento e o aprendizado sempre é necessário.
3-De onde vem sua inspiração para fazer esses belos looks? Resposta: Observo os detalhes separadamente de uma roupa ou outra, às vezes junto vários detalhes de peças diferentes e crio uma, ou vejo um modelo e diferencio na montagem com tecidos diferentes. Já para a confecção sob medida, as clientes geralmente trazem os modelos, eu avalio, opino e sugiro os tecidos que ficariam melhor para o caimento do vestido. Essa roupa na foto abaixo, fiz para minha amiga que estava grávida, usei como modelo o vestido da apresentadora Angélica.
4-Conte como é o processo desde a ideia até a roupa ficar pronta. Resposta: Com o croqui ou a foto do modelo em mãos, tiro as medidas da cliente e pergunto se ela quer alguma alteração, se quer o vestido justo, se quer decote, enfim, pego todas as informações e medidas necessárias para a produção do vestuário. O próximo passo é dar a listinha de materiais necessários para a cliente. Eu ofereço o serviço de auxiliá-la pessoalmente na compra ou então eu mesma compro os materiais necessários. Faço a modelagem da peça, corto, monto as peças nas máquinas e faço a prova na cliente. Faço os ajustes na modelagem e na peça e em alguns dias, depois da prova final, eu entrego a roupa.
5-Você costura só para amigas ou aceita encomendas? Resposta: No Final do ano passado comecei a me arriscar a fazer vestidos por encomenda. Antes eu ficava receosa de pegar uma encomenda e não ficar bonito, bem acabado. A primeira encomenda foi um vestido longo, de festa, para uma madrinha, uma prova de fogo, mas recompensador pelo sucesso que minha cliente fez, fiquei muito feliz e comecei a aceitar encomendas. Apesar de não produzir em grande escala, pois sou eu que faço tudo, modelagem, corte, costura, ajustes, aplicações, e como ainda trabalho, estudo e também cuido do marido e do lar, há uma adaptação e encaixe de horários que nem sempre duram conforme eu gostaria.
6-Já aconteceu de você pensar que a roupa iria ficar maravilhosa, porém depois de pronta não ficou muito legal? Resposta: Já. No início era ótimo, rs...tudo que era loja de tecidos lá estava eu e minha idéias, "vou comprar esse e vou fazer um vestido rodado, de um ombro só com recorte assim e também com..." VIAJAVA...nem sabia fazer e comprava mesmo assim, enfim, metros e metros de tecidos, muitas idéias e pouco tempo. Por muitas vezes não dava certo, às vezes cortava errado, usava o tecido errado, muita coisa aprendi testando e refazendo, é um eterno aprendizado. Quando se trata de roupa sob medida, o modelista tem que observar o conforto e a adequação da peça ao formato do corpo da pessoa, pois os corpos são muito diferentes. Alguns dos pontos que venho observando é que para fazer uma roupa sob medida as curvaturas do corpo, um ombro caído ou reto, uma hiperlordose, um culote, entre outros detalhes no corpo feminino, fazem toda a diferença.
7-Você tem um ou mais modelos preferidos? Resposta: Hum, até agora aprendi a fazer de tudo um pouco, roupa masculina, infantil, moda praia e fitness, mas a que mais me identifico e gosto de fazer são roupas femininas, vestidos e saias. Vestidinhos de todos os tipos, românticos, modernos, com vários detalhes, amo um decote, um recorte, um detalhe vazado na cintura e uma fenda. A combinação de croppeds e saias longas também. Faço o que amo usar e uso o que amo fazer.
Cropped branco com bojo e saia com fendas de estampa de morangos.
Meu modelo mirim. Esse colete ficou muito lindo.
8-Deixe uma dica para as lindonas que desejam trabalhar com moda, assim como você. Resposta: Ainda estou num grande aprendizado, e pretendo continuar aprendendo, estudando tendências e como concretizar o que se desenha para a peça pronta. Infelizmente, muitos não valorizam o trabalho que se tem até a roupa ficar prontinha para usar. Roupas sob medidas, geralmente são exclusivas, porque foram feitas exclusivamente para você, com o tecido que você escolheu, no modelinho que você montou, seja juntando ideias ou pegando um modelo que uma Top da mídia usou, contudo igual ao seu, minha flor, ninguém terá, só se alguém imitar.
Eu sinto um friozinho na barriga quando vejo um modelo lindo e não sossego enquanto não modelo e testo no jeito que eu acho que ficará melhor e com o tecido que acho que vai ficar diferente e exclusivo. A satisfação de ver uma peça que você fez, chover curtidas nas redes sociais e várias meninas quererem encomendar o modelito que você criou não tem preço...mas ao mesmo tempo que fico satisfeita às vezes fico triste por não conseguir atender a todas pela falta de tempo. Procurem esse friozinho na barriga, para mim funciona, pois isso me motiva a ser uma modelista! Faço o que amo, amo o que uso, uso o que faço, esse é o meu achado! É bom cultivar sonhos e esse foi o sonho que Deus me deu. Não vise dinheiro, vise realização e sorrisos, o resto virá. Bjs da Lili!!!
Uauuu!!! Só roupa linda!!! Amei a matéria, você é super talentosa. Parabéns, Liliane. Obrigada por dividir comigo e com as nossas leitoras um pouco da sua experiência. Lindonas, gostaram da matéria? Então é só curtir a Fan page do Blog(Facebook). Siga no Instagram: @blogjanaclimaco Um beijo GG. Com carinho, Jana Climaco.

2 comentários:

  1. Parabéns Janaína! Ótimas reportagens as suas.
    Quero parabenizar também sua amiga Liliane pelo seu lindo trabalho... Imagino como deve ser difícil transportar um modelito de revista, usado por modelos magérrimas com corpo de cabide, para a nossa realidade cheia de curvas. E também pelas suas criações próprias, cheias de feminilidade...
    Jana, estou adorando todas as suas matérias, cheias de informações e ao mesmo tempo fácil e gostosa de ler... Parabéns também pelo seu talento. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada,lindona. Fiquei super feliz com seu comentário e com seus elogios. Valeu mesmo por curtir o Blog e pelo seu carinho. Amei. Bjs GG.

    ResponderExcluir