quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Negros que alcançaram o sucesso profissional


Lindonas, dia 20 de novembro é o dia da consciência negra. Data da morte de Zumbi dos Palmares, ele foi o último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares.
Vamos festejar esta data. Quem imaginaria que algum dia teríamos homens negros ocupando cargos tão importantes, como o de Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o de Ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa.
Joaquim Barbosa foi o primeiro Presidente negro da Corte Suprema. Isso é maravilhoso, quase inacreditável.



O negro é igual a qualquer outra pessoa, de qualquer outra cor, somos todos iguais, com as mesmas capacidades. Porém em virtude da história da escravidão a que o povo negro foi submetido, por quase 400 anos, é óbvio que não tivemos as mesmas oportunidades que os brancos. O tempo passou e muita coisa mudou, mas não sejamos hipócritas, muita coisa ainda precisa mudar, ainda existe sim muito racismo no Brasil. Você pode não perceber isso se você só circula por bairros humildes, como os da Zona Oeste, Baixada, porém é só chegar nos bairros nobres da Zona Sul que isso é facilmente percebido.
Eu entro várias vezes em lojas caras, de grife, e imediatamente os seguranças começam a me seguir, sem contar o atendimento que é totalmente diferenciado. A situação só muda quando percebem que eu realmente vou comprar alguma coisa. Veja nos Bancos privados quantos funcionários negros tem,  na televisão, recentemente, tivemos uma protagonista negra, quero destacar "uma". Sem contar os casos, que foram notícias na TV, de negros que foram presos injustamente pela polícia, somente pelo fato de serem negros, e estarem no mesmo local em que ocorreram os crimes. A polícia nem investiga, se é negro, ela prende imediatamente.
Mas hoje é dia de festejar, então vamos conhecer histórias lindas de homens e mulheres negros que conseguiram superar as dificuldades financeiras, o preconceito e realizaram seus sonhos, alcançaram o sucesso profissional. Que maravilha!!!! Tenho muito orgulhos deles.


Este é o Aloísio Pinheiro. Ele é Médico Residente em Anestesiologia, tem 28 anos.

" Mais um negro brasileiro.
É comum, para muitos, traçar uma trajetória ao ler o título acima, geralmente com um enredo não muito promissor. Seja devido a uma certa extensão do pensamento determinista ambiental, ou ao início da história dos afrodescendentes no país, ou, simplesmente, ao racismo, fato é que para aquele que pensa em escrever o seu enredo, sem cópias, esse fado ainda deve ser superado. E eu resolvi fazer diferente. Arrisquei alto: medicina em uma universidade pública (sem condições financeiras para uma particular). Último ano de ensino médio, mas com pouca confiança. E realmente o resultado foi o reflexo dessa confiança: posição 1578º em uma das provas.

 
Bem aquém do necessário para preencher as 192 vagas disponíveis. Foi aí que entrou o suporte, a confiança da família. Independente de cor, isso faz a diferença. Um ano de cursinho pré-vestibular e...bomba. Agora menos distante, na posição 380º. “Tudo bem, filho, é um curso concorrido, sua escola não era de tradição, mas com mais um ano de estudos, você consegue. Foi por um detalhe”.


Passa-se mais um ano e...vem outra bomba. Acompanhar o esforço nas finanças de casa, e perceber a barra para adicionar um cursinho na lista já me fazia arrepender de não ter tentado algo mais simples. Amigos seus trabalhando, já construindo uma vida financeira...mas essa oportunidade de apoio familiar eu não poderia perder. Flecha lançada não volta atrás. E vamos para mais um ano de tentativa.



Novamente, rotina de privações e de estudo. Foco naquilo que se quer, sem passar por cima de ninguém, e enfim veio a notícia tão esperada: aprovado em duas universidades!! Realmente, sou capaz. Pés no chão na caminhada, com a cabeça nas nuvens para o sonho. Sem jeitinho. Pelo seu esforço, tudo é possível. Seis anos de faculdade e a trajetória, sem estereótipos, de mais um negro brasileiro se firma. O impossível é nada. "

 Aloísio Pinheiro



Este é o Sérgio Matheus. Ele é Engenheiro Eletricista com ênfase em eletrônica.

"Meu pai, ainda pedreiro e minha mãe, dona de casa, foram essenciais em meu sucesso profissional incentivando-me enquanto jovem a estudar e também meus amigos, que por muitas vezes trocavam serviços, me orientavam em algumas matérias, etc...



 Acredito que a oportunidade bate a porta de todos com a série de programas financiados pelo Governo (ENEM, PROUNI, FIES...) e outros. Porém para atingirmos nossos objetivos precisamos muitas vezes abdicar de certos costumes e hábitos que estavam por muito tempo em nossas vidas.


Esforço e estudo é o caminho !!! "



Esta lindona é Capitão de Corveta da Marinha do Brasil, Enfermeira.

" Meu nome é Ana Cristina Góes e tenho 40 anos. Minha trajetória para ser contada deve ser iniciada falando dos meus pais. Meu pai nasceu no interior da Bahia e minha mãe na Baixada Fluminense. Os destinos de ambos se cruzaram em 1967 e estão casados até hoje. Ambos ajudavam suas famílias de origem, mesmo sem ter plenas condições. Com eles aprendi o valor da generosidade. Nasci em um berço humilde, de uma família negra e com valores sólidos. Minha vida foi como a de tantos estudantes e mulheres negras, ou seja, difícil. Escolhi a época do Vestibular e faculdade como período de provação e superação.


Em 1991 morava em São Pedro da Aldeia e decidi que mudaria a minha vida. Como? Decidi fazer faculdade. No referido ano estudei como nunca, pois se não conseguisse aprovação no Vestibular não haveria outra chance. Eu tinha 7 graus de miopia, meu óculos quebrou e claro, faltou grana para mandar fazer outro. Estudava com os cacos e tinha certeza que conseguiria. Estava preparada, mas na véspera do vestibular fiquei na casa da minha avó, na Baixada Fluminense, para fazer a prova. Neste dia houve uma chuva torrencial e a casa da minha avó ficou alagada. Estava estudando e não parei (hoje a lembrança do fato é motivo de piada na família). Enfim, com as adversidades aprendi a ter foco e não desistir. Meu lema é " só desisto morta" e carrego comigo a certeza de que todos os negros têm essa força, basta descobrir. 


A vida do negro não é fácil, mas para haver reconhecimento precisamos matar vários leões por dia. Nosso primeiro leão é nossa falta de fé que somos capazes e temos direito ao nosso lugar ao sol. Abatido nosso maior inimigo, podemos chegar onde os sonhos alcançam.
Eu sonhei e sonho alto até hoje. Sou feliz e realizada. Vamos sonhar?"



Esta lindona, é a Cassie Martins. Ela é Empresária, do ramo da beleza. Tem 28 anos, é formada em enfermagem , com 2 Pós-graduações.

"Resolvi investir no ramo da estética pois é uma área que sempre gostei e cresce cerca de 20% ao ano. Apesar de já ter alcançado alguns objetivos profissionais, como ser funcionaria publica , em cargo almejado, ainda faltava algo . Como sempre fui educada a ir atrás dos meus sonhos , minha mãe, Mirian Carmen da F. Martins, sempre me incentivou, e foi exemplo, cursou seu tão sonhado nível superior após os 40 anos quando todos foram contra esse passo, ela seguiu em frente e se formou com louvor na Faculdade de Ciências Sociais. Meu pai, José Carlos Martins, que ainda jovem apesar de todos os obstáculos e infinitas escalas noturnas de trabalho conseguiu  cuidar da família, se formar no Curso Superior de Matemática e não parou por aí, quando se aposentou abriu uma franquia de cursos profissionalizantes e foi expandindo os negócios.


Após formada trabalhei duro, buscando somar economias pra investir em algo. Então em fevereiro de 2014 surgiu a oportunidade de abrir minha sonhada clinica de estética, optei pelo modelo de franquia  e dei o pontapé inicial, corri atrás, pesquisas intermináveis, ponto, documentação, treinamentos e cursos, formação de equipe para trabalhar. Enfim muita luta . Inaugurei a clinica em 12/07, hoje ainda caminho dia após dia em busca pelo reconhecimento da minha clinica , porém a cada dia uma vitória vem. 


Sempre estudei em escola particular, onde numa turma de 30 alunos, só tinha eu e mais 1 ou 2 outras crianças negras, onde  em alguns momentos os apelidos dados eram sempre pejorativos, lembrando da diferença mais visível e existente, a cor da  pele. Porém minha família sempre me ensinou que ninguém é melhor que ninguém, e o mundo é feito de pessoas diferentes, então segui em frente.
Hoje sinto que estou no caminho certo, mas ainda tenho sonho e continuo indo em busca deles. Agradeço a Deus por me dar forças, por ter me dado uma família maravilhosa, um Filho que me faz a cada dia querer buscar um futuro melhor pra ele."

Para as lindonas que desejam ficar ainda mais bonitas, procurem a Clínica de Estética da Cassie, a Home Depil.

Home Depil campo Grande Norte, Rua Luziânia 132 loja B, Próximo ao West shopping, Tel 3241-9168
Serviços:
Fotodepilação, Depilação na cera, Carboxiterapia, Clareamento, Criolipólise, Drenagem Linfática, Massagem Modeladora, Ultracavitação, e muito mais.
Facebook: homedepilcampograndenorte





Esta lindona aqui, sou eu. Eu não poderia deixar de contar a minha história. Cresci em uma família maravilhosa, tive uma infância muito pobre, passei por muita dificuldade financeira mesmo. E sofri preconceito racial diversas vezes, por ser bem pretinha. Foi super difícil conseguir meu primeiro estágio na Caixa Econômica, eles nem chegavam a ler minha redação. Soube disso, porque após inúmeras tentativas, consegui minha vaga no estágio, então os funcionários me contaram que os gerentes comentavam que não seria bom ter uma estagiária negra. 
Fiquei super triste, contudo decidi que ninguém iria me impedir de conquistar meus objetivos. Com ajuda de Deus, terminei meu Curso Técnico em Contabilidade. Antes do estágio, trabalhei como ajudante de cozinha numa pensão, ralava muito. Também trabalhei como babá, caixa de lojas, trabalhei cobrando serviço de telemensagem e fiz muitos outros bicos. Trabalhava em qualquer coisa que fosse honesta. Mas não foi fácil, pelo contrário foi super difícil. Pensei em desistir várias vezes, mas não queria ser empregada doméstica como minha mãe e todas as mulheres da minha família. Elas não tiveram nenhuma oportunidade para estudar, tiveram que começar a trabalhar em casa de família, ainda crianças, minha mãe trabalha desde os 8 anos. 


Eu queria dar orgulho para minha família, queria mudar a nossa história. Graças a Deus, eu consegui. Depois de tentar 3 anos consecutivos, passei para sargento da Aeronáutica. Uma vitória para mim e para toda minha família. Aleluia!!!  Aluguei um ônibus e levei geral para minha formatura, foi engraçado, minha família inteira foi para Guaratinguetá, um dia muito feliz. 
Depois de mim, minhas duas irmãs também se formaram sargentos e trouxeram mais alegria para nossa família.


Lindonas, sonho com o dia em que realmente todos terão as mesmas oportunidades, independentemente da cor da pele. Sonho com o dia em que o negro poderá seguir a carreira profissional que quiser, sem que para isso tenha que matar um leão por dia. Sonho em ver não apenas "um", mas muitos negros Ministros do Supremo Tribunal Federal, Médicos, Engenheiros, Astronautas, Oficiais Generais, Empresários, Presidentes de Países e em muitas outras carreiras de sucesso.

Parabéns a todos os negros!!! Ainda há muito para conquistar.

Gostaram da matéria? Então curtam a nossa Fan Page (Facebook).

Beijos GG.
Com Carinho, Jana Climaco.

17 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom que você gostou. É uma honra poder contar histórias tão lindas como estas dos seus irmãos. Amei te ver por aqui, lindona. Bjs.

      Excluir
  2. SOmos negros, somos cultura, somos raça, somos lindos. Sim, nós podemos. !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos tudo isso e muito mais, mana. Espero mesmo que um dia as coisas não sejam mais tão difíceis para nós negros. Oportunidades iguais para todos. Bjs.

      Excluir
  3. SOmos negros, somos cultura, somos raça, somos lindos. Sim, nós podemos. !

    ResponderExcluir
  4. Linda matéria Janaina você está de parabéns. Histórias lindas e incentivadoras. Deus abençoe vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Érica. Você é uma lindona, uma pessoa muito simpática. Obrigada por prestigiar o Blog. Volte sempre. Bjs.

      Excluir
  5. Meu nome é Veronica , conheço a Capitã Ana Gois.Ela é um exemplo para mim.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Verônica, obrigada por comentar no Blog. A Ana Góes é uma mulher incrível mesmo, um exemplo para todos nós. Sou fã dos 3 irmãos, Ana Cristina, Aloísio e Débora. Muito bom te ver por aqui, lindona. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Mais uma vez ótima matéria amiga!!! Você tem cumprido o teu papel na sociedade e feito a diferença. Fico feliz por poder ver a cada dia as tuas conquistas e a luta pelo todo!!! Amei!!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, lindona. Fico super feliz por você está gostando do Blog. Com a ajuda de Deus tenho avançado e conquistado, espero conquistar ainda mais, tenho muito mais sonhos para realizar, todos nós temos né. Bjs.

      Excluir
  8. MATÉRIA MARAVILHOSA! AMEI
    PESSOAL, FOI SUPER MOTIVADOR E EMOCIONANTE CONHECER A HISTÓRIA DE CADA UM DE VOCÊS. QUERO PARABENIZÁR-LHES POR NESTA MATÉRIA, NOS FAZER REFLETIR SOBRE O QUE HÁ DE MELHOR NO NEGRO E EM QUALQUER PESSOA INDEPENTE DA COR DA PELE: A FORÇA, A GARRA A CORAGEM E DETERMINAÇÃO. POR MOSTRAR QUE O NOSSO FUTURO SOMOS NÓS QUEM FAZEMOS. A HISTÓRIA DA RAÇA NEGRA NOS MOSTRA ISSO: NÃO PODEMOS MUDAR DE ONDE VIEMOS, AS CIRCUNSTÂNCIAS FINANCEIRAS OU SOCIAIS EM QUE NASCEMOS, MAS ONDE IREMOS CHEGAR, NÓS DETERMINAREMOS. COM CERTEZA QUERO SER COMO CADA UM DE VOCÊS. RECLAMAR MENOS DO FAVORECIMENTO QUE NÃO TENHO E LUTAR PELO MEU LUGAR AO SOL. À MINHA IRMA JANAÍNA CLIMACO, QUERO PARABENIZAR DUAS VEZES, PRIMEIRO PORQUE A CONHEÇO, ACOMPENHEI A SUA HISTÓRIA E SEI QUEM ELA É: GUERREIRA, QUE SUPEROU MUITOS OBSTÁCULOS NA VIDA, ENCONTROU MUITAS DIFICULDADES EM SUA CAMINHADA, MAS NÃO SE REVOLTOU, MUITO MENOS DESISTIU. EM FIM, UMA PRETA SHOW, NA QUAL EU SEMPRE PUDE ME ESPELHAR. E DEPOIS POR SER UMA PESSOA PREOCUPADA EM MOTIVAR E MOSTRAR QUE O NEGRO É TÃO CAPAZ QUANTO QUALQUER PESSOA NÃO SOMENTE A MIM E MINHA IRMÃ ROSE, MAS ATRAVÉS DESTE BLOG, ESTA LEVANDO ESTA MOTIVAÇÃO A MUITAS OUTRAS PESSOAS. PARABÉNS BLOG JANA CLIMACO, ESTÁ ARRASANDO. BEIJOS DO FUNDO DO CORAÇAO!!!

    ResponderExcluir
  9. Uauuu!!! Gabi, fiquei emocionada. Obrigada por tantos elogios, maninha. Você é minha caçulinha querida. Obrigada por comentar no Blog, por contribuir com a sua opinião. Você foi super feliz no seu comentário. Disse tudo. Bjs, te amo.

    ResponderExcluir
  10. Muito inspiradora a matéria, pois ainda que venha a evolução estaremos sempre com o fantasma do preconceito pra nos fazer retroceder. Mas essa geração vencedora conseguiu e conseguirá grandes coisas se houver visão e fé na palavra que "Esforça-te, tem bom ânimo", porque o Senhor é conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, cunhadinha. Temos que nos esforçar, correr atrás mesmo, não podemos ficar sentados esperando as coisas caírem do céu. Deus ajuda quem cedo madruga, já dizia minha avó. Fico feliz por você estar no caminho certo, estudando e trabalhando, querendo conquistar seu lugar ao sol. Estou na torcida por você. Bjs.

      Excluir
  11. Querida Jana, teu trabalho é de uma importância impar, adorei ter dois dos meus filhos fazendo parte desse trabalho. Dou graças a Deus pois os tres sempre souberam ultrapassar
    obstáculos, as estórias de vida de meus pais,e as nossas eu usei como exemplo que poderíamos virar o jogo. Que a única herança que não nos rouba é o saber, mostrei os caminhos a escolher e dei sorte que os mesmos apesar das dificuldades, escolheram ESTUDAR. Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho. Parabéns a senhora e ao seu marido por terem criado tão bem seus filhos, mostrando o caminho a seguir, dando a direção certa para eles. Sei que eles têm muito orgulho de vocês dois, sempre que converso com a Débora, os olhinhos dela brilham quando o assunto é sobre vocês. Seus filhos são uns amores, super educados, inteligentes e simpáticos, e isso com certeza se deve a criação que tiveram. Obrigada por comentar no Blog. Bjs GG.

      Excluir