quarta-feira, 25 de março de 2015

Sargento da Aeronáutica


Olá, lindonas, td bem?
Muitas pessoas perguntam como fazer para ser Sargento da Aeronáutica. Por isso a minha amiga, Bruna Debossans, me deu a ideia de postar essa matéria. A intenção é passar algumas informações para quem tem interesse em ser Sargento da Força Aérea Brasileira e não sabe nem por onde começar.

Então vamos lá.


Estão abertas as inscrições para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica, o EA- EAGS-B 1-2/2016 e o EA- EAGS-ME-B 2016(Modalidade Especial).
O curso de formação de sargentos acontece na EEAR (Escola de Especialistas da Aeronáutica).
O período das inscrições para prova é de 25/03/15 a 21/04/15, o valor da inscrição é R$ 60,00 (sessenta reais), e a data da prova será dia 31/05/15.
A idade para fazer a prova é de 17 a 24 anos.
- O Concurso EA- EAGS-B 1-2/2016 oferece vagas para quem tem Curso Técnico nas seguintes Especialidades: SAD - Administração, SEL - Elétrica,  SPV - Pavimentação,  STP - Topografia e SOB - Obras.
- O Concurso EA- EAGS-ME-B 2016(Modalidade Especial) oferece vagas para quem tem Curso Técnico nas seguintes Especialidades: SIN - Informática, SEF - Enfermagem e  BET - Eletrônica.
A duração do Estágio varia entre 4 a 6 meses. É rápido pois os candidatos já possuem os conhecimentos técnicos, precisam apenas aprender a parte militar.

Ficaram interessadas?
Para maiores informações é só entrar no Site da FAB: http://www.fab.mil.br/concursos ou no Site da Escola de Especialistas: http://www.eear.aer.mil.br/index.ph


Nesses sites vocês irão encontrar os editais dos concursos para Sargentos. No edital vem tudo bem explicadinho, quais os critérios necessários para fazer o concurso, quais as matérias que vão cair nas provas (o conteúdo programático), as datas e locais de cada fase das provas, enfim, todas as informações sobre o concurso em questão.


Quem não tem Curso Técnico pode fazer o concurso para o CFS (Curso de Formação de Sargentos). A duração desse curso varia entre 1 ano e meio a 2 anos, pois os candidatos além de aprenderem a parte militar precisam aprender também os conhecimentos técnicos. Os candidatos vão optar por uma Especialidade, algumas delas são BMA - Mecânico de Aeronave,  BCO - Comunicações, BSP - Suprimentos e muitas outras. Não estão abertas as inscrições para esse concurso, tem que ficar de olho nos sites que eu falei anteriormente para saber quando vai acontecer esse concurso.


 As provas para Sargento da Aeronáutica são muito difíceis e muito concorridas, por isso é super importante que os candidatos façam um cursinho preparatório. Acredito que seja necessário fazer o cursinho 1 ano antes da prova, no mínimo. Eu por exemplo só passei pro EAGS na minha terceira tentativa. Eu trabalhava no comércio e era muito difícil conciliar trabalho e cursinho.
Conheço dois Cursos Preparatórios muito bons, que aprovam muitos candidatos nas provas para Sargento da FAB e oferecem a opção do candidato fazer o Curso Técnico juntamente com o preparatório para prova de Sargento.
- Curso Progressão http://www.cursoprogressao.com.br/intro_2.htm
- Sistema Educandus http://sistemaeducandus.com.br/


Uma novidade na Força Aérea Brasileira é que ano passado foram abertas vagas para Sargentos Temporários. O critério para escolha foi a avaliação curricular, sem provas. Os sargentos Temporários podem ficar na FAB por até 8 anos.
Abriram vagas para diversas Especialidades. A idade era de 19 e 45 anos, as inscrições aconteceram no período de 07 a 25 de julho de 2014. Se você tem um currículo bom, fique atento, quem sabe esse ano de 2015 mais vagas para Sargentos Temporários serão abertas.


Ad Astra Et Ultra (Aos Astros e além).

Os covardes nunca tentaram;
Os fracos ficaram pelo caminho;
Só os fortes conseguiram.”
(Escola de Especialistas da Aeronáutica)

Então é isso, lindonas. Amei a matéria, espero que vocês também tenham gostado.
Boa sorte para quem vai fazer a prova!!!


Curtam a nossa Fan Page(Facebook/blogjanaclimaco)
Sigam no Instagram: @blogjanaclimaco

Um beijo GG.
Com Carinho, Jana Climaco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário