sábado, 20 de setembro de 2014

Leitura grátis

Lindonas, hoje falaremos sobre leitura.
"Para mim, ler é viajar sem sair do lugar, é aprender mais e mais, é compreender um mundo." Denise Severgnini, Poetisa Brasileira.


Foi inaugurada na estação do metrô da Central do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, no dia 12 de fevereiro de 2014, o projeto Biblioteca Estação Leitura. É uma realização da Editora Camera Books em parceria com a Prefeitura do Rio, Metro Rio e Instituto Invepar.
A Estação Leitura - Metro Central, é uma ação cultural, sem fins lucrativos, que visa proporcionar a seus usuários acesso aos livros como forma de lazer e cultura.


Eu gosto de ler, às vezes me apego tanto a história da personagem, que quando eu termino de ler o livro, fico triste, sentindo saudade, querendo saber mais coisas sobre aquele personagem. Aconteceu assim quando eu li "A Cidade do Sol" de Khaled Hosseini, gente, eu sofri demais quando terminei de ler, eu sentia que a Mariam, personagem principal do livro, era minha amiga, que a gente passeava juntas, que eu a conhecia há muitos anos, que ela era uma lindona, que lia meu Blog, rs. Senti muita falta dessa personagem, saudades de você, Mariam, rs.
Mas voltando a falar do projeto. Lindonas, é gratuito mesmo, é só se inscrever e obter a carteira de leitor.
É super interessante para quem passa pela Central do Brasil frequentemente, você já está lá mesmo, então aproveita e pega um livro para ler enquanto você está na condução, o tempo passa mais rápido, quando a gente está lendo.
Vamos prestigiar o projeto, apareçam por lá, certamente vocês serão super bem atendidas pelas lindonas que trabalham lá, a Suzana, a Patrícia e a Bianca. Elas são super simpáticas, fui lá pedir informações na sexta feira, elas me trataram super bem, gostei muito delas, já aproveitei e falei do nosso Blog. Eu sempre que posso divulgo mesmo.
Lá a gente encontra livros de vários gêneros, de diversos autores conhecidos, como Augusto Cury, John Green, Nicholas Sparks, várias sagas como Crepúsculo, Harry Potter. Tem livros de Ariano Suassuna, Graciliano Ramos, tem livros de romance, livros infantis, livros de pedagogia, administração etc.



A Estação Leitura funciona de segunda a sexta, de 11:30hs Às 19:30hs. Para fazer a carteira de leitor, é necessário apresentar os documentos originais de identidade, cpf e comprovante de residência.
Serão emprestados 2 livros por leitor. O tempo de empréstimo é de até 7 (sete) dias.Caso o prazo de devolução do livro não seja cumprido, será aplicada a seguinte suspensão: -5 (cinco) dias de suspensão para cada dia de atraso.
É muito importante ler, para quem ainda não tem esse hábito, pode achar um pouco chata e cansativa a leitura, então minha dica é para que você procure temas que lhe agradem, assuntos que vão prender sua atenção. Eu por exemplo não gosto muito de livro de auto ajuda, mas conheço amigas que amam esse tipo de livro, cada pessoa tende a se sentir atraída por um certo assunto. Meus livros preferidos são os de romance, suspense, histórias reais, dramas.  Eu compro alguns livros e outros eu pego emprestado com as amigas. A minha amiga, Camila Cepinho, sempre compra, lê e depois me empresta. Ela tem vários livros e eu adoro quando ela me empresta.
Devemos incentivar as crianças a lerem, o contato com os livros já na infância colabora para que a criança aprenda a gostar de ler, para que se sinta familiarizada com os livros. Eu me lembro de livros que li quando era adolescente, como "A droga da obediência" de Pedro Bandeira, "O mistério do Cinco Estrelas" de Marcos Rey. Gente, nossa, deu até saudade agora, pensar na época em que li esses livros me trouxe lembranças gostosas.
Na minha fase adulta li alguns livros inesquecíveis também, amei o "Confie em mim" de Harlan Coben, "Os homens que não amavam as mulheres" de Stieg Larsson , "A ovelha e o Dragão" de Renata Martins e outros.
Se vocês tiverem dicas de livros interessantes, contem para mim. Estou sempre procurando um livro legal para ler. Boa leitura, lindonas.
Um beijo GG.
Com carinho, Jana Climaco.

6 comentários:

  1. Jana, ta ai uma coisa que eu quase na consigo mais fazer. Ler um livro. Mas vou deixar um post com minhas dicas dos que gostei... Primeiro vou indicar 2 livros cristãos: uma vida com propósitos e Bom dia espírito santo. Gostei muito de 48 leis do poder e casais inteligentes enriquecem juntos. Vale apena ler tb a arte da guerra de sun tzu e A brevidade da vida de Sêneca. Agora como não podia deixar de mencionar os livros da Biblia Jó e Eclesiastes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jacque, obrigada por essas dicas, parecem temas bem interessantes, vou tentar lê-los. Muito bom você ter citado esses livros da Bíblia, afinal a Bíblia traz ensinamentos valiosos para nossas vidas e nos mostra o quanto Deus nos ama e como ele quer que vivamos. Nos ajuda a estar alinhados com a vontade Dele. Eu leio frequentemente a Bíblia. Lindona, lembrei de um livro bem legal "Três histórias, um destino" de R. R. Soares, aborda esse tema da fé. Obrigada por estar sempre no nosso BLog. Bjs.

      Excluir
  2. Miguxa, lindonaaaaa!!! Vc falou aqui de uma coisa muito saborosa de se fazer, " ler". É muito bom viajar, dar imaginação a como deve ser o cenário da história. Por exemplo, quando se lança o filme do livro, a gente sempre prefere o livro. Eu pelo menos sou assim. Poxa, vc citou a trilogia da " Ovelha e o Dragão" da Renata Martins, eu amei demais!!! Ahh e já te falei, a coleção do Jonh Green está aqui hein. bjuxxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindona, com certeza vou pegar mais esses livros emprestados com vc, rs.
      Você falou tudo, geralmente é assim mesmo, quem leu o livro, fica até um pouco decepcionado com o filme. Quase todo mundo prefere o livro ao filme. Obrigada por estar sempre aqui no nosso Blog, seus comentários são muito legais, miguxa. Bjs GG.

      Excluir
  3. Gostaria de ler mais. Me esforço pra cultivar esse habito. Leio pro meu filhotinho desde quando ele era bebezinho.
    O primeiro livro dele foi dado pela tia Kelly Cipriano. É um livro de tecido e ele adora até hoje.
    A Tia Jana Climaco e a tia Gabi também reforçam a biblioteca do Renan.
    Minha dica são os livros online. A Livraria saraiva disponibiliza alguns títulos grátis. O ultimo livro que li foi a casa das meninas. Baixei pela Saraiva. Bjs e boa leitura para nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose, foi muito bom você ter falado sobre os livros online, isso facilita mesmo a vida da gente. Sei que você incentiva seu filhinho a ler e acho isso ótimo. Obrigada por estar sempre aqui no Blog. Bjs.

      Excluir