segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Mulheres nas Forças Armadas


 

Olá, lindonas, durante muito tempo o militarismo foi uma profissão exclusiva de homens. Porém no ano de 1980 as mulheres começaram a integrar o quadro das Forças Armadas no Brasil, primeiramente na Marinha e em funções administrativas e depois nas outras Forças. Hoje em dia, segundo o Site http://www.brasil.gov.br/defesa-e-seguranca/2014/04/mulheres-podem-se-inscrever-voluntariamente-nas-forcas-armadas existem mais de 20.000 mulheres que escolheram essa profissão e abraçam a carreira militar. E esse número cresce a cada dia.
A primeira mulher a pilotar um caça da Força Aérea Brasileira   foi a Tenente-Aviadora Carla Alexandre Borges, 28 anos, isso ocorreu em maio de 2011. Ela fez história.
É lindo demais ver uma tropa desfilando, se for uma tropa feminina então, é mais lindo ainda. Eu sou suspeita para falar porque eu sou militar e minhas duas irmãs também são. É impressionante, as três irmãs seguiram a mesma carreira, a carreira militar. Eu sendo a mais velha das irmãs dei início a essa escolha pelo militarismo, ingressei na carreira militar em 2003 e gostei tanto que incentivei minhas irmãs a fazerem o concurso para o EAGS e ingressarem na carreira militar também. Nós três somos sargentos na Especialidade de Administração. A Rosane se formou na turma do ano de 2005 e a Gabi, que é a caçulinha, se formou na turma do ano de 2011(muito moderna rsrsr). Assim que me formei sargento, eu chegava em casa e treinava ordem unida com as minhas  irmãs. A rosane era o Cabo e a Gabrielle era o soldado kkk. Eu ficava dando os comando a viva voz e elas executavam, aprenderam direitinho. Era um tal de direita volver, esquerda vou ver lá em casa, era muita vibração. 3S novinha é assim mesmo, eu era recém formada e vibrava horrores
Desde criança eu dizia que queria ser da Marinha, acho que era porque assistia aos Desfiles de 7 de Setembro na televisão com o meu pai e ficava admirando a farda da cor branca, achava muito bonita. Mas foi quando eu tinha 19 anos que me decidi mesmo por ser militar, eu estava andando pelo calçadão de Campo Grande, bairro próximo de onde eu morava, quando recebi um panfleto fazendo propaganda de um cursinho preparatório militar e mostrando fotos de jovens que tinham sido aprovados para o concurso da Aeronáutica. Então achei a farda azul mais bonita que a branca, entrei no cursinho e depois de três tentativas, enfim fui aprovada. A alegria foi imensa, quando vesti a  farda azul pela primeira vez, fiquei super emocionada, e não podia ser diferente, eu era jovem e estava realizando um sonho. Meu curso militar começou e o treinamento era bem puxado, eu sofri bastante, mas nada que se comparasse ao sofrimento pelo qual a personagem da atriz Demi Moore passou no filme "Até o Limite da Honra" ainda bem né.


Não tenho a pretensão de falar por todas as mulheres militares, mas o que eu penso é que as mulheres militares sabem ser meigas, contudo sabem agir com muita firmeza, com energia e rigor quando se faz necessário. Nós somos princesas de fardas, lutamos pela segurança do País, não importa a cor da farda, sempre que o Brasil precisar de nós estaremos lá.


E aí estamos nós, eu e minhas irmãs na formatura da Gabi em 2011. Minha mãe está toda boba, curtindo as filhotas.




Eu, toda elegante no meu quinto uniforme. Q lindo!!!






 Essa foto foi tirada durante o curso que eu fiz de Intendência Operacional, em Guaratinguetá,  no mês de Julho de 2014. Esses eram meus amigos de curso, andávamos sempre juntos, principalmente eu e a Amanda. Nós éramos inseparáveis.







A mulher é excelente em tudo que faz, e não seria diferente com o militarismo. Certamente a presença feminina abrilhantou as Forças Armadas e trouxe alegria. As mulheres não se deixaram intimidar pela maioria masculina, desempenhando suas funções de forma exemplar e assim conquistaram seu espaço. Viva as mulheres!!!
Esse foi nosso papo de hoje, eu amei contar um pouco da minha história.
Um beijo GG pra vocês,
Com carinho, Jana Climaco.

6 comentários: